Artur Parada • Você conhece a doença celíaca?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Você conhece a doença celíaca?

Talvez você já tenha ouvido falar nela, mas por não ser tão abordada, é possível que não a conheça de forma aprofundada.

Existem estimativas que apontam que uma quantidade superior a 2 milhões de brasileiros a tenham. No entanto, dados de pesquisas internacionais demonstram que por volta de 75% das pessoas celíacas não contam com o diagnóstico para esse quadro.

Hoje, vamos esclarecer mais a respeito desta doença, assim como elucidar a respeito de seus principais sinais, sintomas, diagnóstico e formas de tratamento.

 

Doença celíaca: o que é

A doença celíaca é autoimune. Isso quer dizer que nela, as células de defesa atacam as próprias células do organismo, acarretando em um processo inflamatório. Neste quadro, a propriedade que resulta nessa situação é o glúten.

O processo inflamatório citado acontece na região do intestino delgado, mais especificamente em sua parede interna, tendo como resultado as vilosidades intestinais atrofiadas e, por consequência, os nutrientes são absorvidos de forma reduzida.

 

 

Doença celíaca: sintomas

Entre os principais sintomas de doença celíaca é possível citar:

 

Também podem ser causados quadros de osteoporose e anemia devido a diminuição do processo de absorção de nutrientes.

Existem também os sintomas não tão comuns. A doença celíaca não clássica pode acarretar, por exemplo, em alterações na pele e dor de cabeça.

 

Atenção

O que citamos como alguns dos sintomas de doença celíaca não se restringem apenas a esse quadro. Portanto, não é indicado apenas cortar o glúten e tomar decisões precipitadas. Procure um médico que possa avaliar o seu caso, suas individualidades e fazer os testes necessários para poder oferecer o diagnóstico, bem como as devidas recomendações. 

 

Doença celíaca: diagnóstico

O diagnóstico da doença celíaca se dá através da realização de exames clínicos e análises realizadas por um médico especializado. Entre os exames que costumam ser solicitados estão os exames de sangue, biópsia de intestino e endoscopia.

Clique aqui e saiba mais sobre o exame de endoscopia digestiva

Também é capaz do médico solicitar que o paciente faça uma dieta restritiva sem glúten para avaliar a condição do mesmo nesse cenário diferente. 

 

Tratamento para doença celíaca

O tratamento da doença celíaca consiste basicamente em uma dieta completamente sem o glúten. De certa forma, ao cortar essa proteína do cardápio, os sintomas do celíaco desaparecem.

No entanto, como vamos explicar a seguir, é possível perceber que esse elemento está presente em grande parte das receitas que estamos acostumados a comer e, por essa razão, pode parecer difícil, a princípio, fazer essa mudança na dieta. 

 

Alimentos que contém glúten

O glúten é uma proteína que se encontra, basicamente, na cevada, trigo e centeio. Isso quer dizer que grande parte dos alimentos e até bebidas o contém.

É fundamental consultar um profissional especializado, como um nutricionista, para que ele possa avaliar o seu quadro e indicar um cardápio adequado às suas condições e necessidades. Dessa forma, o paciente pode conhecer uma variedade de possibilidades para a sua “nova realidade”.

 

 

Principais mitos sobre a doença celíaca

Existem diversas afirmações falsas a respeito deste quadro. Muitas pessoas misturam conceitos e no final do dia acabam não entendendo o que verdadeiramente é a doença celíaca.

Muitos pensam que a doença celíaca é uma alergia alimentar, mas isso não é verdade. Uma das principais diferenças entre o quadro de doença celíaca e alergia ao alimento é que uma reação alérgica é praticamente instantânea, enquanto a doença é um processo mais lento. Nesse sentido, também é válido dizer que doença celíaca não é a mesma coisa que sensibilidade ao glúten, visto que esse último envolve um processo de má reação do corpo perante a proteína, porém nele o intestino não sentirá danos. 

Outra crença que também não condiz com a realidade é a de que os sintomas causados pela doença celíaca são apenas digestivos. Sim, os mais clássicos são de fato gastrointestinais, no entanto, existem outros que podem se manifestar, como formigamento nos pés e mãos, menstruação irregular, problemas de crescimento (no caso de crianças) e até mesmo lesões na boca.

Há quem acredite que os sintomas são desagradáveis, mas que a doença não é nada de mais e isso também é um mito. De fato, os sintomas não são nada fáceis, porém, se a doença não é devidamente tratada, as consequências podem ser bem severas. Algumas das complicações possíveis para este quadro são a desnutrição, problemas neurológicos (sendo a epilepsia um exemplo deles), cânceres intestinais e até mesmo infertilidade e aborto espontâneo. 

 

Histórico Familiar

Quem possui algum celíaco na família deve estar mais atento, pois tem risco maiores de ser também. Por ser genética, a doença celíaca tende a afetar diversas pessoas da família. É importante informar ao profissional da saúde sobre parentes de primeiro ou segundo grau que a tenham para que ele possa analisar se há ou não a necessidade de investigação.

Outros fatores que podem influenciar na presença deste quadro são diabetes tipo 1; doenças da tireoide e síndrome de down.

 

Conclusão

Como pode ser visto, a doença celíaca merece atenção e, em caso de sintomas ou histórico familiar, é mais do que fundamental procurar ajuda especializada.

É imprescindível buscar um local adequado com uma equipe capacitada. Aqui na  Artur Parada Medicina Diagnóstica , você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento para cuidar da sua saúde. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Agende já sua consulta! 

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos  no Blog do Artur Parada, clicando aqui.      

 

Até breve!

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez também se interesse por:

Doença de Crohn  

Barriga inchada: o que pode ser?

Doenças intestinais mais comuns  

Hiperplasia prostática: Metade dos homens de 50 anos serão afetados?  

Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar.  

Como alimentos com fibra impactam o intestino?  

Quando fazer um exame de endoscopia?

 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais