Artur Parada • A importância dos exercícios físicos para prevenir e combater o câncer
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

A importância dos exercícios físicos para prevenir e combater o câncer


Você sabia que a atividade física é benéfica em diferentes quesitos? Um deles é a prevenção e o combate ao câncer.



Atividades Físicas e seus benefícios para prevenir e combater o câncer

Existem evidências e estudos que comprovam que a prática de exercícios, em conjunto com uma alimentação saudável, podem prevenir contra o câncer de cólon, pulmão, fígado e mama.

Além disso, os exercícios também ajudam no tratamento dos pacientes portadores da doença, melhorando o sistema imunológico, aliviando fadigas e náuseas.

Porém, é importante ressaltar que o tratamento contra o câncer nunca deve ser substituído por atividades ou exercícios físicos.

Segundo uma pesquisa realizada em 2018 no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e outras universidades, cerca de 10 mil novos casos de câncer poderiam ser evitados no Brasil, caso a prática regular de atividade física estivesse presente na vida da população.

Os benefícios da atividade física para a prevenção e combate ao câncer.

Além de ajudarem a controlar a ansiedade, os exercícios físicos também ajudam a manter o bom funcionamento do coração e a distribuição correta de músculos, gorduras e ossos no organismo.

A principal relação entre a prática de atividades físicas e essa doença é pelo fato desse hábito prevenir e controlar os fatores de risco desencadeadores do câncer.

Isso implica tanto na prevenção de maneira geral, como dos fatores de risco específicos.

Ou seja, os exercícios físicos promovem o equilíbrio dos níveis hormonais, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal e fortalece as defesas do organismo.

Você sabia que esses fatores contribuem para a prevenção do câncer de mama, câncer de endométrio e câncer de intestino?
Outro fator importante é que, por manter um peso corporal saudável, os exercícios físicos também previnem a obesidade, um dos principais fatores de risco para o câncer.

Quando se mantém uma rotina de atividades físicas, sejam elas cardiorrespiratórias ou aeróbicas, a mente e o corpo tendem a diminuir a ansiedade pelo tabagismo e álcool, outros agravantes para o desenvolvimento da doença.

Qual a atividade física recomendada para combater o câncer?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, isso porque a atividade física mais indicada irá depender de diferentes fatores, como sexo, idade e as possíveis limitações clínicas da pessoa.

Em um cenário geral, a Organização Mundial da Saúde recomenda no mínimo 150 minutos semanais de atividades aeróbicas com intensidade moderada.

No caso dos exercícios físicos que tem como objetivo o fortalecimento muscular localizado, é recomendado de duas a três vezes por semana.

É importante ressaltar que a prática das atividades físicas deve ser incluída como parte da rotina de forma natural.

Caminhar ou ir de bicicleta ao trabalho é um exemplo de mudança diária que pode causar um ótimo efeito positivo.

Além disso, é importante que você se sinta bem ao realizar os exercícios que geram prazer, dançar, pedalar, nadar ou algo que seja do seu interesse.

Lembre-se: manter o corpo em movimento ajuda na prevenção e melhora sua qualidade de vida.

O importante é eliminar o sedentarismo e unir a prática de exercícios à uma alimentação balanceada.

A prática de atividades físicas varia de acordo com cada caso, tanto para os pacientes que estão em tratamento quanto para os pacientes que já tiveram câncer.

Gostou do artigo? Em breve estaremos de volta!

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais