Artur Parada • Por que temos alergias?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Por que temos alergias?

A alergia ocorre quando o sistema imunológico reage a algo que pode ser inofensivo para outras pessoas. Assim, se você entrar em contato com algo que seu sistema vê como ameaça (alérgeno), ele acaba liberando uma substância química, chamada histamina.

A liberação dela causa a alergia, e cerca de 30% da população tem alguma.


Tipos:

As alergias, variam de pessoa para pessoa, podendo causar desde irritações leves na pele à uma reação aguda que pode se tornar fatal (anafilaxia). 

Já alergia por ácaros leva a espirros, coriza e olhos lacrimejando. 

E alergia alimentar ou por picada de inseto pode causar coceira, inchaço, formigamento e até falta de ar. 


Como o corpo reage?

A imunidade produz anticorpos e outras substâncias responsáveis pela defesa do organismo, então, acabam expulsando o agente estranho que invadiu o corpo. 

É natural que nesses casos, a alergia alimentar deixe sequelas, como manchas vermelhas, coceira e até inchaço por um tempo.


Atopia

É quando temos predisposição genética para desenvolver doenças alérgicas. Este fato não pode ser desprezado, já que quando o progenitor sofre com alguma alergia, os filhos têm 40% de chance de desenvolver – e se os dois pais tiverem, chega a 80%. 

Nesses casos, dificilmente se tem cura, e a melhor saída é evitar os alimentos.


Alergia alimentar

É um quadro difícil de se identificar, já que os sintomas variam de pessoa para pessoa. Mas, uma das primeiras coisas que percebemos é nos sintomas que ocorrem após a ingestão de determinado alimento. 

Podendo incluir coceira na boca ou garganta, inchaço na língua ou nos lábios, diarreia, vômitos, dor abdominal e até falta de ar.

É importante ir ao médico imediatamente, já que algum sintoma pode ser fatal. 

mulher bebendo leite

 

Alimentos 

Diversos alimentos podem fazer com que surja a alergia, e os mais comuns são:


Alergia à proteína do leite de vaca 

Ocorre quando o sistema imunológico reage de forma exagerada às proteínas no leite da vaca, como caseína, à batea-lactoglobulina e á alfa-lactoalbumina, que são consideradas substâncias prejudiciais. 


Ovos

Um dos alimentos mais populares, pode acabar sendo desencadeada pela proteína encontrada principalmente na clara do ovo.

Em alguns casos, sendo superada com o passar do tempo, é importante ficar atento aos produtos e preparações que contem ovo. 


Amendoim e nozes

Os sintomas ruins causados por amendoim ou nozes, pode durar a vida inteira. Com importante atenção, é preciso tomar cuidado com tortas, bolos, sorvetes e outros doces que podem conte-los. 

Outros tipos também são comuns, como: trigo, soja, peixes e frutos do mar – mas atingem poucas pessoas. 


Dicas para os casos de alergia alimentar

Em alguns casos, conseguimos identificar a causa da alergia em casa, percebendo o que nos faz passar mal ou não. 

Porém, é importante procurar ajuda médica imediatamente, pois só após a consulta medicamentos para alergia podem ser prescritos (em casos mais graves), e outros testes para tirar todas as suspeitas.

Leia: alimentos que devemos consumir diariamente.


Alergia alimentar infantil

Desde o início da alimentação complementar, dos 6 meses até os 2 anos de vida, é comum aparecer casos de alergia. 

Normalmente por base genética, pode ocorrer também pelo método precipitado de alguns alimentos nos métodos de introdução, ou a falta de exposição. 

É semelhante à alergia dos adultos, inclusive nos mesmos testes.


Alergia alimentar em idosos

Cerca de 5 a 10% dos idosos, têm algum tipo de alergia, incluindo alimentares.

Isso é causado, principalmente pelo envelhecimento celular que eleva o risco de doenças crônicas – assim, comprometendo as propriedades digestivas, levando a inflamação do epitélio intestinal. 

Diversas alergias alimentares podem surgir, mas as mais comuns são:


Glúten:

Mesmo podendo surgir em qualquer idade, a doença celíaca (uma reação imunológica ao glúten), pode surgir tardiamente na vida. 

Saiba mais sobre a doença celíaca.


Nozes e amendoim: 

Pode se manifestar ou intensificar, na terceira idade. 

É importante identificar e evitar os alimentos já que se trata de uma das mais perigosas alergias, já que pode causar:

O melhor jeito de lidar com as alergias em idosos, é com uma dieta balanceada. Com o trabalho de um nutricionista, ele irá desenvolver dietas personalizadas que atendem às necessidades especificas de cada idoso, levando em consideração todas as sensibilidades. 

Além de consultar o médico regularmente, ser essencial. 

Você pode se interessar por: alimentos para aumentar sua imunidade.


Testes para identificar a alergia alimentar

É importante realizar exames frequentes, e no caso de suspeita, testes que irão te ajudar a tirar suas dúvidas. 


Teste de sangue

Este verifica a presença de anticorpos específicos no sangue, que são produzidos pelo sistema imunológico em resposta a um alimento que pode estar causando a alergia. 


Teste cutâneo alérgico

Uma pequena quantidade de extrato de alimento é aplicada na pele, observando a reação – se a pele ficar vermelha ou formar uma pequena saliência, é sinal de alergia. 


Teste de provocação oral

Essa opção é realizada em ambiente hospitalar supervisionado, fazendo com que o paciente ingira quantidades crescentes do alimento suspeito, enquanto o médico monitora os sintomas. 

homem comendo


Por que algumas alergias somem por conta própria? 

Com o passar dos anos, muitos alérgicos deixam para trás todos os sintomas associados à alergia. Nos casos em que desaparecem os sintomas que adquirimos na infância ou juventude, os especialistas atribuem a uma dessensibilização do paciente aos alérgenos. Ou seja, foi perdendo a reatividade contra eles.

Nos casos de alergia alimentar, habituar-se aos alimentos é uma estratégia terapêutica, que vem sendo desenvolvida e tendo muito sucesso. 

E alimentação saudável? que tal praticar?


Conclusão:

As alergias são comuns, principalmente as alimentares. Nesses casos, é importante estar atento ao funcionamento do nosso intestino, principalmente após as refeições. 

Realizar exames com frequência, e contar com um médico de confiança é importante, já que ele poderá passar o melhor tratamento. 

Aqui na Artur Parada Medicina Diagnostica, você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento para cuidar da sua saúde. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. 

Você pode se interessar sobre:

Saúde no inverno.

Como cuidar bem do seu estomago.

O que é intoxicação alimentar.

A importância dos exercícios físicos para prevenir e combater o câncer.

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais