Artur Parada • Depois da Endoscopia: O que pode comer?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Depois da Endoscopia: O que pode comer?

Seja antes ou depois dos exames, é muito comum ter dúvidas sobre o que está proibido e o que está liberado em termos de hábitos, sejam eles físicos ou alimentares, por exemplo. Saber o que você pode comer ou não é um dos principais questionamentos nesse sentido e, por essa razão, hoje vamos responder essa dúvida de uma vez por todas!

Mas antes de mais nada, é importante que você entenda um pouco melhor sobre esse procedimento. Assim se torna possível compreender a fundo os fatores que envolvem a resposta para essa pergunta.

 

Para que serve a endoscopia?

 

A endoscopia é um exame muito importante para cuidar do trato digestório. Isso porque, graças a este procedimento, é possível identificar possíveis alterações no esôfago, intestino delgado e estômago.

Existem dois tipos de endoscopia considerada as principais, a endoscopia digestiva alta em que um tubo é inserido pela boca e através do esôfago para poder examinar o esôfago, estômago e parte do intestino delgado; e a Endoscopia Digestiva Baixa (colonoscopia), na qual é inserido pelo ânus para examinar o reto e o intestino grosso.

Feita através de um tubo bem fino com uma pequena câmera em sua ponta, a endoscopia é capaz de detectar diversas doenças, basicamente, as principais que afetam o sistema gastrointestinal.  Entre ela é possível citar:

 

Doença causada por um tipo de intolerância alimentar, a intolerância ao glúten — tipo de proteína encontrada em alimentos como aveia, trigo, cevada, centeio e derivados, ou seja, cerveja, pizzas, massas, bolos entre outros.

Geralmente, seus sintomas aparecem ainda na infância, mas é possível se manifestarem apenas na fase adulta. Entre eles é possível citar: anemia, osteoporose, falta de apetite, inchaço na barriga, dores abdominais e diarreia.

 

Essa doença se trata de uma lesão maligna que, na maioria dos casos, tem início nas células que fazem o revestimento interno desse órgão. 

Existem alguns tipos de câncer de esôfago, eles variam conforme as células que sofreram nesse processo, entre as classificações mais comuns estão o carcinoma das células escamosas e o adenocarcinoma.

 

Essa doença ocorre em cerca de 10 a 20% dos adultos, sendo muito comum também em bebês. O quadro de refluxo consiste no retorno das substâncias que se encontravam no estômago para o esôfago. 

Em nosso organismo temos um tubo que liga o estômago à garganta, ele se chama esôfago. Na sua parte inferior ele possui algo como se fosse uma tampa que “abre” apenas quando engolimos, para que assim a comida passe para o estômago – órgão que conta com um revestimento para protegê-lo de seus ácidos, diferente do esôfago que não tem um preparo e, por isso, sintomas e danos são, geralmente, causados.

 

 

 

Quando é necessário fazer uma endoscopia digestiva alta?

Geralmente, o profissional realiza o pedido médico para esse procedimento quando alguns desses sinais se fazem presentes:

 

Quais são as contraindicações desse exame?

A endoscopia pode ser considerada um exame seguro, mas existem alguns casos que merecem atenção, como o de pessoas com problemas respiratórios, cardíacos graves ou neurológicos.

Em caso de gestantes também deve ser feita uma análise para colocar na balança os prós e contras e compreender se realmente vale a pena, visto que uma das consequências possíveis é que os sedativos interfiram no processo de formação do feto.

Ainda, existem situações em que a endoscopia não indicada, por exemplo quando estivermos falando de pacientes que já sofreram de:

 

Preparo: Endoscopia

Para o exame de endoscopia digestiva alta é necessário realizar uma dieta leve, com uma alimentação que não seja difícil quando o quesito é digestão. Isso para manter o estômago vazio e, assim, ser possível contar com uma visão plena dos órgãos. Ainda, 8 horas antes do exame deve ser realizado um jejum absoluto.

Outras recomendações podem ser feitas, a variar de caso a caso, sendo que o médico considerará as individualidades de cada paciente.

 

 

E depois da endoscopia?

Essa é uma dúvida comum para todo e qualquer tipo de procedimento médico. No caso da endoscopia, estamos falando de um exame que exige cuidados em todas as etapas, logo, não seria diferente ao falarmos sobre a alimentação após a sua realização.

De modo geral, podemos dizer que o paciente não deve ingerir bebida alcoólica no dia do procedimento e deve voltar a se alimentar de forma gradativa, iniciando com líquidos e alimentos mais leves.

A indicação principal nesse caso é que o paciente não abuse da alimentação no dia, tanto antes, quanto nas 12 horas depois da realização. Alguns alimentos que o indivíduo deve evitar são aqueles ricos em gordura, muito condimentados ou processados.

Ainda, é válido ressaltar que se houver a necessidade de alguma dieta mais especifica, o paciente receberá as devidas recomendações do profissional de saúde em questão.

 

Conclusão

Fica nítido que por se tratar de um exame que envolve principalmente o trato digestivo, os cuidados voltados à alimentação merecem uma atenção ainda mais especial, tanto para evitar complicações, quanto para proporcionar maior segurança durante a sua realização.

É imprescindível buscar um local adequado com uma equipe capacitada. Aqui na Artur Parada Medicina Diagnóstica você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer a você um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento correto para que a sua saúde esteja sempre em dia. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Agende já sua consulta! 

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado, fique à vontade para conhecer nossos outros textos no Blog do Artur Parada, clicando aqui.

 

Até breve!

Doença de Crohn   

Barriga inchada: o que pode ser?

Doenças intestinais mais comuns   

Hiperplasia prostática: Metade dos homens de 50 anos serão afetados?   

Problemas de saúde que a Endoscopia ajuda a detectar.   

Como alimentos com fibra impactam o intestino?   

Quando fazer um exame de endoscopia?

Queimação no estômago: o que pode ser  

 

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais