Artur Parada • Congestão alimentar: o que é?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

Congestão alimentar: o que é?

A congestão alimentar é ocasionada quando após a refeição se realiza alguma atividade, normalmente física que demanda esforço, visto que isso cria uma “briga” no fluxo sanguíneo entre a musculatura, assim vem os sintomas da má digestão. 

Quais são os sintomas? 

 

Comer e ir para a piscina faz mal?

Correr para a piscina, ou até mesmo para o mar, após a refeição causa o mal-estar. Isso acontece pois tem uma desaceleração da digestão; quando movimentamos os músculos precisamos de energia, sangue e oxigênio para as atividades, o que fica difícil quando o sistema digestório precisa das mesmas coisas para decompor o alimento. O ideal é aguardar pelo menos 1 hora para praticar atividade física intensa, incluindo ir a piscina nadar. 

 

Caminhar causa a má digestão? 

Nem todo exercício físico causa congestão, uma caminhada leve e sem muito esforço, inclusive, melhora a digestão já que ajuda a circular o sangue de forma controlada, o que não acontece quando se tem intensidade por muito tempo, já que apenas faz o corpo gastar mais energia que o normal. 

 

Banho após a comida causa congestão? 

Um banho muito quente ou frio não é recomendado, já que gera uma variação térmica e o corpo, no caso dos banhos quentes, pode querer perder energia, que é o calor, fazendo a pressão diminuir abruptamente; e no caso do banho gelado a pressão sobe para poupar o calor. Mesmo sendo raro, em ambos os casos pode gerar uma dessas complicações e ocasionar na congestão alimentar.

 

Congestão alimentar em idosos

O processo de envelhecimento diminui a facilidade em que a digestão normalmente ocorre, podendo aumentar casos de anemia e gastrite, gerar dor, vômitos e dor de barriga em um geral; tudo isso pode levar a desnutrição, diminuindo a resistência imunológica do corpo, causando infecções cada vez mais graves. 

Com o envelhecimento, os exercícios acabam ficando de lado, o uso frequente de remédios que podem causar constipação intestinal, redução do reto cheio de fezes e até mesmo um retardo no movimento do conteúdo no intestino grosso; gera uma digestão mais demorada e difícil de ser realizada pelos idosos, que podem reclamar de incômodos e precisar de remédios específicos para ajuda-los.  Uma boa orientação e observação médica é crucial nessa fase da vida, e pode evitar qualquer tipo de problemas maiores. 

Mulher descansando em um sofá

Como evitar?

 

E o que fazer em caso de congestão? 

Na grande parte dos casos, a congestão se resolve sozinha, basta parar a atividade física que está sendo feita, repousando por alguns minutos ou horas, além de beber água e ficar sentado. E em uma próxima vez, já fica de aprendizado para esperarmos a digestão ser feita, além de comer de uma maneira mais calma e apreciar melhor a comida que está sendo ingerida. 

É apenas em casos muito raros e extremos que a congestão pode ser perigosa, como por exemplo, a fraqueza vir enquanto a pessoa está na água, assim os braços e pernas irão parar de bater forte, o que pode ser fatal. Nos demais casos, se o mal-estar não passar, o médico poderá ser consultado.

 

Alimentos que complicam a digestão

 

Alimentos fáceis de digerir

 

Endoscopia 

Embora não seja exatamente para trato de congestão alimentar, a endoscopia, é um exame importante para tratar do trato digestório, já que com esse procedimento podemos observar mudanças no esôfago, estômago e parte do intestino delgado. 

Nisto ela consegue diagnosticar a doença celíaca, câncer de esôfago, gastrite e até doença do refluxo gastroesofágico. É importante se precaver e marcar exames de rotina, para saber como anda o funcionamento do nosso corpo, e quais medidas podem ser tomadas, é pela prevenção que conseguimos melhorar a nossa qualidade de vida, mesmo que seja mudando apenas alguns detalhes do nosso dia a dia, como se exercitar, melhorar a alimentação e até mesmo ter uma boa noite de sono.

Leia mais sobre o exame de endoscopia  

 

Casal de idosos comendo.

 

Conclusão 

A congestão alimentar não necessita de diagnóstico, já que na maioria das vezes se resolve sozinha. Fica nítido que não é perigosa e poucas vezes faz alguém realmente passar mal e precisar ir ao hospital. E apenas em casos de idosos se deve dar atenção, por conta do envelhecimento, e em crianças que apresentarem forte mal-estar, também devem ficar sendo observadas por um responsável.

Somente nos casos em que os sintomas não passarem e apresentarem forte incomodo, é que o médico deverá ser consultado.

Aqui na Artur Parada Medicina Diagnostica , você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento para cuidar da sua saúde. O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. 

Você pode querer ler:

A digestão fica mais lenta no calor?  

Você conhece a doença celíaca?  

Remédio para dor de barriga  

Barriga inchada: o que pode ser?  

Doenças intestinais comuns  

Exame de capsula endoscópica  

Problemas de saúde que a endoscopia ajuda a detectar  

Como detectar câncer de intestino  

Queimação no estômago: o que pode ser?

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais