Artur Parada • O que é uma virose intestinal?
Linha gradiente
Linha gradiente

Agendamento

Resultados

O que é uma virose intestinal?

Podendo ser chamada de gastroenterite viral, mas sendo mais conhecida apenas por virose, é um tipo de infecção causada por diferentes vírus que afeta o estômago e o intestino delgado.

Vale ressaltar que é uma doença relativamente comum, que afeta muitos brasileiros, tanto crianças, como idosos.

Neste artigo informativo, vamos falar sobre sintomas, diagnósticos e prevenção para a virose intestinal. 

 

Virose gastrointestinal e tipos de virose

 

Viroses respiratórias

Em suma a viroses respiratórias, duram cerca de 2 a 7 dias e não costumam apresentar muitas complicações. 

No entanto, o médico consultado pode pedir exames para descartar alguma infecção bacteriana, já que os sintomas são parecidos. São causadas normalmente pelo vírus da gripe e causam os seguintes sintomas:

Leia: Como cuidar bem do seu estômago

Viroses exantemáticas 

Em síntese, são ocasionadas por um vírus que possui exantemas, ou seja, apresenta algumas erupções vermelhas sobre a pele do paciente, sendo comum o sarampo, rubéola e catapora; por trazerem um quadro clínico bem específico, o diagnóstico fica mais rápido. 

Viroses gastrointestinais

Os quadros de diarreia são bem característicos na virose gastrointestinal e é importante ressaltar que pode ser relacionado por um rotavírus, astrovírus ou norovírus. Durando de 3 a 7 dias apresenta sintomas como:

 

O que é a virose gastrointestinal? 

Também conhecida como virose intestinal, é uma inflamação do trato gastrointestinal, causada por um vírus, comum em todo o mundo. 

Seu período de maior infecção é no verão, já que ficamos com a rotina bagunçada, e alimentação desequilibrada;

Assim, essas mudanças enfraquecem o sistema imunológico, que nos deixa mais propícios. Durando de 3 a 7 dias, atingindo principalmente crianças.

Esta virose pode causar fadiga, dor de cabeça e calafrios além dos sintomas comuns; então é importante beber bastante água, sucos naturais e chás.

 

Pessoa agachada com uma garrafa na mão ao lado de um rio

Virose de mosca

É uma doença causada por vírus ou bactérias, presentes nos alimentos ou água contaminados, o que faz com que as moscas, que ficam nos lixos e fezes atrás de comida, virem “agentes” infecciosos, já que muitas vezes acabam repousando em nossos alimentos com as patas sujas. 

Como as viroses estão mais propensas no verão pela baixa imunidade, os insetos também se proliferam mais rápido nas altas temperaturas e chuvas. 

É importante deixar os lixos de casa fechados, já que costumam atrair as moscas; nesses casos os sintomas são leves, e acabam melhorando em até 3 dias.

Quais são os principais vírus?

Rotavírus 

Caracterizada por atingir crianças de até 5 anos, trata-se de uma das principais causas de diarreia grave, sendo transmitida através de objetos, água, alimentos e pessoas contaminadas. 

Entre 6 meses e 2 anos, quando apresentado o contágio, se tem uma diarreia intensa, uma forma abrupta de vômito e febre alta. 

Sua duração é uma das maiores dentre os outros vírus, de dois a oito dias; uma vacina já existe, e é administrada em crianças menores de 6 meses.

 

Norovírus

É um vírus transmitido por meio da água, alimentos ou até pessoas contaminadas/infectadas. 

Quando ocorre essa infecção, ele gera uma gastroenterite, causando diarreia intensa, vômito e em alguns casos febre alta. 

Responsável por 50% dos casos, seu tratamento deve ser clínico, em repouso e ingestão de líquidos para aliviar e evitar a desidratação; 

O médico consultado, também deve prescrever remédios para reduzir febre ou dores, e em casos graves a internação é recomendada.

 

Astrovírus

Trata-se de um vírus que causa diarreia em crianças de até 7 anos, sendo mais frequente na idade de 1 a 3 anos. 

Sendo transmitido através de água, alimento ou pessoas contaminadas, sua maior complicação é a desidratação. 

 

Adenovírus

Esta infecção ocorre quando não se lava bem as mãos, ingestão de água ou alimentos contaminados, durando até dez dias. 

Geralmente, seus sintomas são leves, sendo comum em crianças de até 4 anos.

Em casos de crianças, quando elas começam a frequentar as escolas, elas ficam ainda mais expostas. Por isso as viroses por muito tempo deixaram de ser levadas a sério, acreditando que passaria em poucos dias. 

Deve-se reconhecer quando o nariz começa a escorrer, diarreia, febre e mal-estar. 

Atualmente o médico tem mais meios de conseguir identificar o vírus rapidamente e de forma segura. 

Em alguns casos, existem vacinas: como na gripe, rubéola, sarampo e caxumba. 

 

Como prevenir a infecção desses vírus?

Leia sobre: alimentos frescos, são mais saudáveis que os congelados?

Quanto tempo dura uma virose intestinal?

Ela varia de acordo com o vírus, mas em um geral, os sintomas não passam de uma semana. Apenas em casos específicos, como o rotavírus que varia de 2 a 8 dias e o adenovírus dura mais tempo, podendo chegar a 10 dias.

Garota dormindo

Tratamentos de virose e diagnóstico 

O recomendado é o repouso, para o sistema imunológico se fortalecer, e hidratação, já que a característica da virose é a diarreia e o vomito.  Em casos sérios, o médico deverá ser consultado, diagnosticando assim, a virose exata e seu melhor tratamento, prescrevendo remédios específicos, que auxiliariam em outros incômodos. 

Leia sobre alimentos que podem aumentar a sua imunidade

 

Conclusão

A virose intestinal é comum, e raramente chega a níveis graves, porém, todo cuidado é pouco já que o risco de desidratação é comum e devemos prestar atenção. 

Em casos de crianças, é fundamental buscarmos um médico para avaliação, já que existem vários tipos de vírus que demandam atenção. 

Aqui na Artur Parada Medicina Diagnostica , você encontra profissionais qualificados e equipamentos de alta tecnologia que poderão fornecer um diagnóstico preciso, além de indicar o tratamento para cuidar da sua saúde. 

O Diretor Médico da Clínica é o Dr. Artur Parada, renomado médico reconhecido internacionalmente e ex-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Não espere, agende a sua consulta conosco!

Se gostou deste conteúdo, você pode se interessar por:

Remédio para dor de barriga

Doenças intestinais comuns

Dor no estômago o que pode ser

Como alimentos com fibra impactam o intestino

O que você sabe sobre hidratação

Veja mais

Entenda a importância do sono...

O sono tem uma série de...

Leia mais

Saúde mental na pandemia do...

A situação de pandemia vivenciada em...

Leia mais